Bolsistas do Programa Jovens Talentos para a Ciência publicam em revista nacional

CAPES

As bolsistas do Programa Jovens Talentos para a Ciência (JTCIC), Jéssica Eunice Souza e Melina de Almeida Assis, publicaram como primeiras autoras os dados dos trabalhos realizados no âmbito do programa em revista de divulgação nacional. Estudantes de Medicina Veterinária na Universidade Federal de Viçosa (UFV), as bolsistas tiveram pesquisa publicada na Revista Brasileira de Medicina Veterinária – Mais Equina.

1782015-nota-JOVENS-TALENTOS
As bolsistas tiveram pesquisa publicada na Revista Brasileira de Medicina Veterinária – Mais Equina (Foto: Arquivo pessoal)

Sob a orientação da professora Maria Verônica de Souza, a pesquisa foi realizada no período de agosto de 2013 a julho de 2014 e tiveram como resultado os artigos “Monitoramento do funcionamento do sistema digestório de equinos: exame físico mediante auscultação” e “Avaliação do equilíbrio dos cascos de equinos atendidos no hospital veterinário”.

A professora destaca o caráter singular da autoria do trabalho por estudantes de graduação. “Acho importante divulgar essa informação porque elas são as primeiras autoras dos seus trabalhos, e não ficaram auxiliando estudantes de pós-graduação, embora tenham realizado uma atividade extra com ex-orientada de mestrado. Acredito que até agora nenhum Jovem Talento foi autor de seu próprio trabalho. Meus alunos são um exemplo”, declara Maria Verônica.

Jovens Talentos para a Ciência
O Programa Jovens Talentos para a Ciência concede bolsas de iniciação científica a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior em nível de graduação. O objetivo principal é a preparação de estudantes para participarem do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Ciência sem Fronteiras (CsF) ou Programas de Iniciação Científica (PIBIQ/CNPq).

(Pedro Arcanjo)

Deixe uma resposta